Segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta quarta-feira e segue até o fim de agosto

Intensificação será para a população de seis meses a 29 anos, de acordo com avaliação da situação vacinal, e de forma indiscriminada entre a faixa etária de 30 a 49 anos.

Dose de vacina contra sarampo Allan Carvalho/PMF A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) inicia nesta quarta-feira (15), em Presidente Prudente, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A imunização segue até 31 de agosto. Conforme a VEM, a mobilização nacional é determinada pelo Ministério da Saúde, que realiza a segunda fase da campanha em razão do avanço da doença no país. Nesta fase, a intensificação da vacinação será para a população de seis meses a 29 anos, de acordo com avaliação da situação vacinal, e de forma indiscriminada entre a faixa etária de 30 a 49 anos. De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, a vacina contra o sarampo é de rotina e quando a pessoa vai à unidade de saúde e a dose não consta na caderneta é feita a indicação para que tome a medicação. “Este é um reforço, principalmente, para as pessoas entre 30 e 49 anos, cuja faixa etária temos que fazer a vacinação indiscriminada.

É importante lembrar que a vacina é uma das maneiras de prevenção”, pontua. Ela ressalta ainda que o sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

Categoria:SP - Prudente e região